Portal Topografia

O seu azimute na internet
Bem-vindo: Ter Jun 19, 2018 3:06 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Jan 11, 2018 8:06 am 

Bom dia meus amigos!

Brevemente estarei realizando a aquisição de um GPS TRIMBLE R8 COM RÁDIO EXTERNO.

Algum de vocês tem alguma sugestão,crítica ou elogio em relação a este produto?

Abraço!

MensagemEnviado: Qui Jan 11, 2018 5:12 pm 

Olha tenho um Trimble R6 RTK, até o momento só alegrias, receptor robusto e confiável,
programas da trimble ótimos

não vais se arrepender, ótimo equipamento.

Att

MensagemEnviado: Sex Jan 12, 2018 3:49 pm 

GPS/GNSS acho que é questão de credibilidade.

Tenho um par do Promark 500 que não pode sentir o cheiro de uma árvore que entra em FLOAT!
No entanto vejo propagandas em vídeos, aparelhos de marcas desconhecidas muito mais baratos fixando em baixo de florestas marquises etc.
Será mesmo tão bons assim?

MensagemEnviado: Dom Jan 14, 2018 6:43 pm 

Em relação ao Trimble R8 não posso emitir opinião, pois não conheço, porém compartilho da sua última postagem Honorato em relação a dúvida sobre a "qualidade" destes equipamentos que dizem fixar pontos em qualquer situação, inclusive em áreas de mata. A um tempo atrás estava avaliando a compra de um equipamento RTK com rádio interno (prefiro não divulgar marca e modelo) ao qual a propaganda e vídeos na internet prometiam miséria. Após visita técnica do vendedor o mesmo realmente fixava em condições severas (mata densa e fechada), porém não tive oportunidade de avaliar o grau de confiança deste "fixo" nesta visita, para tanto recorri a um conhecido que havia acabado de comprar o mesmo equipamento e propus fazermos um teste simples para saber o grau de confiança do mesmo, desta forma fizemos um levantamento em área de mata e deixamos marcados os pontos coletados que se diziam "fixos" e posteriormente (30min depois) reocupamos estes mesmos pontos mais duas vezes e para nossa surpresa a cada reocupação o resultado era "fixo" porém as coordenadas finais variavam mais de 2,00m, ou seja, tratava-se de um falso fixo, neste procedimento foi utilizada a mesma base sem sequer fazer uma nova configuração de base. Diante do resultado o proprietário do equipamento entrou em contato com o vendedor que foi correto e efetuou a troca do mesmo por outro modelo e marca e se explicou relatando que era um problema pontual de software e que já haviam providenciado a correção neste e em outros eventuais equipamentos que apresentassem o problema, porém pelas características do problema e mesmo os vídeos relatando a "robustez" do equipamento, imaginei existir a possibilidade ser um problema sistemático, mas é apenas uma suspeita.
Outra coisa que me incomodou é que vendiam este equipamento com a propaganda de que era produzido no Chile em parceria com a Samsumg e em uma breve pesquisa descobri que na verdade era um receptor GNSS OEM produzido na China, como tantos outros que chegam aqui e os representantes colocam o nome que quiserem, não tenho preconceito contra equipamento chinês, porém não achei correto alterarem a origem do equipamento, que até tem uma plaqueta "made in Chile" colada no receptor.
Mas é isso daí: se vamos comprar equipamentos devemos pesquisar, testar e questionar resultados, para saber se o que temos em mãos realmente é confiável, principalmente se tratando de receptores GNSS, pois no mercado tem de tudo e um pouco.

MensagemEnviado: Seg Jan 15, 2018 12:38 pm 

Ja trabalhei com Leica GS15, e é um equipamento muito bom.
Se o preço fosse mais acessível, com certeza seria a primeira opção.
Estou em dúvida sobre o TRIMBLE R8 e TOPCON HIPER V. Peço opiniões de vocês que ja trabalharam com algum dos dois.

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas