Portal Topografia

O seu azimute na internet
Bem-vindo: Sex Dez 14, 2018 12:14 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2015 1:01 am 

Saudações a todos,
no ano de 2014 utilizei por diversas vezes os seguintes equipamentos; Sokkia GRX1 , Topcon GR3 e o Leica GRX1200+.
Vou tentar resumir o que achei destes equipamentos sem puxar sardinha pra ninguém, afinal, não sou vendedor e friso que tudo que vou dizer é uma questão de opinião.

Leica GRX1200+ : Como restante dos equipamentos da leica, traz um padrão de qualidade visivelmente acima da média do mercado, estojos, trenas, bastões, adaptadores,tripés tudo feito com qualidade extrema.A interface do sistema é bem parecida com as estações totais da leica, o que a meu ver é bom.
O uso em campo é marcado por perca constante de solução fixa, e o detalhe bizarro é o tempo que leva para essa solução voltar a fixar, não sei se os amigos do fórum tem esse tipo de problema com ele, mas é MUITO demorado pra voltar. então dependendo do trabalho que está executando aquele dinamismo esperado no momento da locação do equipamento vai para o espaço.
Além disso, esse modelo especifico é um trambolho(apesar de não ser pesado) tem que se carregar muita coisa, a coletora é gigante e nela vai conectada uma antena que serve para comunicação com o radio que vai uma bateria da leica com as das estações totais e fica tudo meio desajeitado, além disso ela só trabalha com rádio externo, então na base fica outro trambolho montado (inclusive com a bateria de caminhão que citou o amigo, a não ser que queira ficar sem sinal de correção no meio do dia, como já me aconteceu usando a bateria padrão do rádio Pacific Crest).
apesar de vários pontos negativos, acredito que o leica se sobressai pelo seu maior defeito, ele só fixa se tiver certeza que está correto (o tal do SmartCheck da leica...)

Sokkia GRX1 : Creio que esse é o contrário do Leica. Como todos os equipamentos que conheci da topcon até hoje, é fácil de operar. Possui rádio interno, então tem menos coisa pra montar e etc, mas isso vem com o preço de a bateria durar muito menos e você ficar sem bateria no meio do dia igual com o leica... :x a melhor qualidade desse equipamento para mim é a leveza, usei ele com a coletora SHC25. é bem pequena como um palm. e pro tipo de trabalho que eu estava executando me ajudou muito, ele também não perde sinal como o leica perde com frequência, mas por outro lado não confio nele tanto quanto no leica ( só para explicar o porque sucintamente, peguei o mesmo ponto com o leica e com o sokkia, o ponto era próximo de um viaduto, o leica não fixou o ponto, peguei no pós processado e continuei o trabalho, quando passei com o sokkia ele deu solução fixa, mas na verdade cadastrou o ponto com um erro consideravelmente alto)
no escritório ele é muito mais fácil que o leica, todo o cadastro quando em RTK fica em um TXT na coletora, nao tem que ficar se matando com formatos, não lembro bem mas acho que quem quiser descarregar os dados do Rover para pós processado acho que é possível.
Como já disseram ai, o topcon tools é muito prático,(no quesito simplicidade da de 1000 a 0 no Leica Geo Office) mas sei lá, to acostumado com o LGO e se calculo no Topcon tools e fico com duvida corro pro LGO pra poder dormir em paz. hahaha

Topcon GR3: Tudo que se aplica ao Sokkia se aplica ao Topcon, todas as qualidades do sokkia são melhores no GR-3, a autonomia de bateria no rádio interno por exemplo é muito superior. a esse só tenho uma observação que não me faz o escolher como o melhor que usei até agora. O BIXO É MUITO PESADO! A COLETORA FC2500 É PESADA E DESENGONÇADA! (completíssima e robusta também, não vou fazer injustiça com ninguém aqui.rsrsrs) tirando esse detalhes, a recepção de sinal dele é excepcional e não encontrei nesse trabalho que executei com ele nenhum erro comparado aos dados do leica.

Quanto a software de processamento é o que eu falei acima, o topcon tools é realmente muito fácil de se utilizar e confiável também, mas se tenho duvida acabo caindo no LGO, mas por uma questão de que o uso a mais tempo que o da topcon, para dizer a verdade o processamento no topcon tools foi tao fácil da primeira vez que fiz, que fiquei achando que tinha feito algo errado e refiz varias vezes para ter certeza que estava correto, só fiquei em paz quando fiz no LGO e obtive o mesmo resultado.

Resumindo, NA MINHA OPNIÃO, o meu porto seguro até o momento é o leica, com ele passo raiva mas não passo vergonha. rsrs
mas brincadeiras a parte, os três equipamentos são sensacionais, merecem ser testados sem sobra de duvidas.
assim que eu precisar do RTK novamente, quero pegar o JAVAD para um teste, to com os dedos da mão coçando pra isso. rsrs

bom, é isso, é a minha primeira postagem no fórum, mas pretendo ser mais atuante, leio muito aqui do fórum e escrevo pouquíssimo, mas ainda há tempo de corrigir os meus erros.

att.

MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2015 10:11 am 

Parabéns pela explanação.
Também tenho curiosidade pelo Javad, Trimble e pelo Stonex.
Os Chineses tem de evoluir ainda.

MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2015 11:15 am 

Parabéns pela sua iniciativa e colaboração, é disso que precisamos saber a funcionalidade de cada um de quem vive o dia a dia.

A guerra entre fabricantes é acirrada prometem coisas que até Deus duvida! Uns dizem ter trocentos canais (não dizem pra que serve, mas os preços aumentam!) outros dizem que fixa até debaixo dágua...

Então nós consumidores ficamos a mercê de quem mais promete – Não podemos esquecer que os GNSS só funciona com 5 satélites concomitantes e não basta os 5 satélites é preciso um bom PDOP entre eles –

Também concordo, melhor uma difícil fixação do que uma fixação duvidosa. Quanto ao dinamismo que vai para o espaço é verdadeiro, mas a compensação está na interface entre GPS e Estação que se robotizada a perda de tempo é mínima pois o dinamismo aumenta uma vez que o prisma não perde sinal e o laser chega onde o GPS não chega. (e vice-versa)

Mas como disse o amigo é tudo uma questão de opinião.

"bom, é isso, é a minha primeira postagem no fórum, mas pretendo ser mais atuante, leio muito aqui do fórum e escrevo pouquíssimo, mas ainda há tempo de corrigir os meus erros".

"Todo homem deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro" - Jé que não escrevemos livros , porque não escrever aqui? -mesmo que gere choque de opiniões- ( que é muito salutar, desde que não haja ofensas descabidas--muitos dos bons foram embora por este motivo, é uma pena!)

-questão de opinião-

Editado pela última vez por HONORATO em Dom Jan 18, 2015 11:56 am, em um total de 5 vezes.

MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2015 11:33 am 

Sei que estou fora do tópico porque o autor não se referiu ao NIkKON.

Mas eu gostaria de saber dos amigos o que acha desta marca?

Obrigado

MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2015 7:20 pm 

Pessoalmente desconheço GPS Nikon. Sei que Nikon e Trimble criaram uma Joint Venture, a Spectra Precision, e esta trabalha com a fusão dos equipamento de ambas, Trimble e Nikon. Os GPS Spectra utilizam tecnologia Trimble (acredito que seja sempre uma ou duas versões anteriores, com algumas melhorias e interface mais atual e é claro que Trimble irá sempre destinar a primeira linha para sua marca própria).

MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2015 4:46 pm 

Boa Tarde Senhores:
o Javad Triumph x1, by Ashjaee Javad, sem duvidas uns dos responsáveis pela tecnologia GNSS. Trimble, AshTec, TopCon, Javad...!!!
Um passo adiante na tecnologia... ganha de 2 a 1 a qualquer equipamento...

MensagemEnviado: Qua Jan 21, 2015 7:50 pm 

Amigo Germano,

Já fizeste comparações com outras marcas?
Se sim descreva para nós os prós e os contras na sua opinião.
Agradecemos sua colaboração neste sentido.

MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2015 10:23 am 

Olá

Pessoalmente prefiro Leica. Existem algumas particularidades que dificultam o trabalho para iniciantes ou pessoas acostumadas a utilizar outras marcas..porém facilmente são vencidas. Creio que a confiabilidade do resultado (devido aos inúmeros controles internos) se sobressai em relação as outras. Além de possuir alguns aplicativos que facilitam o trabalho.
Toda a rigidez e controle para que o dado coletado e fixado esteja correto é seguido na representante da Leica no sul do Brasil. E ai vem o meu desgosto.
Tudo bem que a tecnologia é de primeiro mundo, que certificação é mundial e que o preço seja mais alto por acompanhar as variações do franco suíço. Mas ultimamente a burocracia para Locar/Comprar ou realizar qualquer atendimento vem causando certo desgosto.

Sokia/Trimble são mais simples de configurar, operar e exportar os dados. Porém em levantamentos realizados alguns pontos foram fixados porém erroneamente. Porém o atendimento para locação/compra é extremamente facilitado.

Topcon - Não tenho opinião formada.

Att
RK

MensagemEnviado: Qui Jan 22, 2015 8:01 pm 

Topmine,

O companheiro poderia explicar o que vem a ser esta frase:

..."Toda a rigidez e controle para que o dado coletado e fixado esteja correto é seguido na representante da Leica no sul do Brasil..."

Pessoal do sul acompanha? (Não entendi)

====================================

Pois é Topomine, na verdade estas gigantes do ramo estão pouco se lixando para o país dos Tupiniquins, pra isso já montaram suas parcerias com a China justamente para atender os países em desenvolvimento (terceiro mundo)- Então o negócio é correr atrás deles ou se entender com os chineses ! – Já cheguei a ligar para o suporte Autodesk EUA resposta: BRRRASIL ? um momento.....tu.....tu.....tu....

MensagemEnviado: Seg Jan 26, 2015 1:53 pm 

Prezado Waldemir Correa, ótima postagem!

Ninguém melhor para dar opinião, como alguém que utilizou diferentes marcas.

A desvantagem do receptor GRX1200+ (que saiu de linha a alguns anos) não é mais encontrada nos receptores da Linha Viva, que utilizam comunicação bluetooth, receptor e antena integrada, opção de rádio interno.

E também já passei por problemas de pontos fixos com algumas marcas, enquanto com o GS15 da Leica a solução só fixa quando o equipamento alcança a precisão para fixar, nada de enganar na solução.

Criar novo tópico Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas