Portal Topografia

O seu azimute na internet
Bem-vindo: Qui Out 23, 2014 2:48 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Dez 11, 2013 3:49 pm 

Caros colegas:

Clientes não querem saber de RPA (Recibo de Profissional Autônomo) e eu não quero as despesas de uma empresa. COMO FAZER?
Algum colega já encontrou alguma solução ? Estive pensando numa cooperativa...

Agradeço a quem possa me dar uma luz.

MensagemEnviado: Qua Dez 11, 2013 11:31 pm 

Oi Honorato,

Está no caminho certo uma cooperativa, tipo as cooperativas dos taxitas nas grandes cidade que funciona muito bem e ninguém, fica sem fazer a sua corrida são muita organizadas. Alguém já viu aqueles taxi bonitos nos aeroportos, pois é são de cooperativas.

Está na hora de todos os topógrafos do Brasil, formarem cooperativas em cada estado brasileiro, muito bem colocada a sua pergunta.
Aqui na minha cidade, tem uma cooperativa de costureiras e todas tem casa e carro na garagem, a empresas é quem procuram elas para serviços, é o contrário muito legal.

A vida dos topógrafos autonomos é muito sofrida, mal acaba um serviço, já tem que ter outro em vista, isso não é vida para um pai de família bem eu penso assim, prefiro carteira assinada durmo mais tranquilo.

Quanto a sua pergunta, os empresários a muito tempo não querem contratar mais serviços com recibo de 'RPA' recibo de pagamento de autônomos estes recibos para o cliente, gera vinculo empregatício de uma ação trabalhista com os mesmos direitos de funcionários efetivos com carteira assinada, sai muito caro para ambas as partes, basta ver os descontas descriminados no recibo de 'RPA' e o valor liquido a receber.

Tenho um amigo agrimensor autonomo, ele tira nota fiscal avulsa na secretaria de finanças da prefeitura, e recebe o seu dieirinho sagrado do seu serviço de topografia e mais nada, paga a sua autonomia no carne do inss, pra que constitui uma empresa só para pagar impostos pesado ao governo pilantra. A cooperativa de serviços técnicos de topografia, é uma boa opção pra quem não quer ter patrão controlando.

IBIS

MensagemEnviado: Qui Dez 12, 2013 6:02 am 

Amigo Honorato,

Trabalho com empresa tributada por lucro presumido. Os encargos sobre Nota Fiscal são em torno de 16% sobre o valor bruto.

Este percentual de 16% varia em função do local. Certas prefeituras cobram 3% de ISSQN e outras cobram até 5%. Outra variação ocorre quando o faturamento ultrapassa em torno de R$ 70.000,00 mensais. Mas o refinamento do percentual só ocorre no fechamento do trimestre, onde opta-se para ir pagando parcelas mensais de alguns impostos fechando no trimestre ou paga-se tudo no fechamento a cada três meses.

Então dizer que é 16% é vago. Número certo mesmo é no fechamento do trimestre com fórmulas malucas do contador que nunca me interessei muito.

A partir de Janeiro estarei em MS, se precisar de alguma eventual nota, posso fornecer. A dificuldade é só operacionalizar. Uma correspondência para São Paulo demora até 10 dias, faz uma triangulação (município x Campo Grande x São Paulo x município). Se fosse nota Fiscal Eletrônica não teria este problema, era só enviar o link e o seu próprio cliente poderia imprimir.

Para abrir empresa terá custo fixo mensal tipo: Taxa CREA empresa, Taxa CREA responsável técnico, Taxa alvará municipal, Taxa empresa anual Sinduscon, Sindical anual da categoria, Um salário mensal honorários contabilidade e outros custos do tipo: água, luz telefone, aluguel, iptu etc. À parte, os encargos de registro pessoal.

MensagemEnviado: Qui Dez 12, 2013 8:37 am 

Honorato, esses dias fiz um serviço para uma empresa, e a principio combinamos que seria RPA, aqui no Município é 2% sobre o serviço de topografia, tenho empresa registrada, mas como o valor era um pouco alto não queria tributar pela empresa, pois bem fui ver no final das contas o tal de RPA era bem pior do que pela empresa, por que além dos 2%, eu teria que pagar 18 % de Imposto de Renda, e ainda a empresa que me contratou iria pagar 21% de inss, ai sentei com eles e decidimos que eles iriam arcar com os 15,33% para tributar pela empresa, que ainda assim, seria vantagem para eles.
Não Sei se é correto, mas já vi alguns profissionais fazerem isso, passam o orçamento e colocam um item dizendo, Impostos não inclusos, ai se o cliente quiser NF, que se vire pagar o imposto.

Att

MensagemEnviado: Qui Dez 12, 2013 8:42 am 

É nisso, que o nosso saudoso CREA que só sabe cobrar poderia nos ajudar, por que tantas outras profissões conseguem o Simples Nacional, e a nossa categoria ainda é pelo lucro presumido.
Deveríamos fazer pressão nesse sentido, para tentarmos mudar a categoria.

Para vocês terem uma ideia, os tec. em contabilidade e contadores, que não deixam também de ser prestadores de serviços, se enquadram até como empreendedor individual.

MensagemEnviado: Sex Dez 13, 2013 7:40 pm 

seguinte,

SERVIÇOS DE TOPOGRAFIA é isento da mordida do INSS, consulte a normativa 100 (deve ta na 103 eu acho)
se vc recolhe a facada encima, estão te cobrando sem saber, fala o ISS no seu município, nota de prestação de serviço, muitos deles já possuem eletrônica.

Andrei Rossetti,

isso não é função do CREA, existe legislação sobre isso, os contadores de vocês que dormem e são desinformados quando a normativa 100, eu já fiz muito serviço para prefeitura e não pago 20 % coisa nenhuma... só o ISS e o imposto de renda.
abra uma empresa individual você hoje não precisa mais de sócio, não é MEI, é ME sozinho, você, compensa pois você pode conseguir desde BNDES e crédito melhores, juros menores.

abraços

qualquer duvida,

francisnunes@mundognss.com.br
http://www.mundognss.com.br/loja

MensagemEnviado: Sex Jan 17, 2014 11:21 am 

Ola sou DESENHISTA PROJ. -01 tenho uma equipe de escritório e trabalhamos prestando serviços técnicos para empresas e profissionais da área . Elaborando desenhos cadastrais,
planialtimétricos ,calculo de volumes, projeto de terraplanagem etc .
todos os valores são acertados
contato:geison.desenhista@hotmail.com
contato2:geison.desenhista@gmail.com

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas